Vitamina D

Publicidade

Antigamente a vitamina D era totalmente atribuída a saúde dos ossos, e no tratamento da prevenção do raquitismo, porém estudos atuais, evidenciam que os benefícios de uma dose correta de vitamina D vai muito além dos nossos ossos. Você sabia disso?

Está comprovado que a vitamina D ajuda a fortificar o sistema osteomuscular, que ajuda a prevenir as doenças do coração, ajuda na prevenção de doenças do sistema nervoso, e também previne doenças cancerígenas.

Publicidade

A ausência da Vitamina D, no organismo, pode prejudicar muito a nossa imunidade, pois com sua autodefesa em baixa, você pode ser atacado por várias doenças e infecções.

vitamina D
Vitamina D

Vitamina D – Como saber se estou precisando repor?

E como saber se estou precisando repor?

  • Quando estiver sentindo muitas dores musculares, sem motivo de esforço;
  • Dificuldade de cicatrização de algum machucado;
  • Queda de cabelo;
  • Muitas dores nas costas e nos ossos;
  • Falta de ânimo; fadiga
  • Imunidade baixa (pegando muita gripe)

Esses são alguns sintomas que indicam que sua vitamina D pode estar abaixo do nível necessário no seu organismo, procure um médico, pode ser um clínico geral, e peça para fazer seu exame de hemograma completo, através dele o profissional pode avaliar, e se constatar que a quantidade de vitamina seja menor que 20ng/ml, ele vai te receitar a quantidade correta que você precisa repor diariamente.

Em bebês o primeiro sinal de que a vitamina D pode estar baixa, são quando ocorre os espasmos musculares, que indicam que os níveis de cálcio devem estar baixos, indicando deficiência grave de vitamina D no organismo do bebê, fique atento, e comunique seu médico.

Vitamina D – Qual a dosagem correta?

Quando o assunto é vitamina D, temos que nos atentar com qual será a dosagem correta de cada vitamina, pois a ausência da vitamina D pode prejudicar tanto quanto, uma dosagem alta também, pode ser muito prejudicial.

Lembrando que a vitamina D é um hormônio, que atua diretamente na nossa musculatura, nos nossos ossos, imunidade e em outros órgãos e sistemas do nosso organismo. E o cuidado com a dosagem correta, deve ser acompanhando com um profissional.

Publicidade

A dosagem correta de vitamina D é de 600 UI/dia para adultos até 70 anos, e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos, essa dosagem vai variar dependendo do valor em que está a sua vitamina D atualmente no organismo, lembrando que o valor diário de ingestão não pode ser superior a 4.000 UI/dia, pois assim a vitamina D começa a ter efeitos tóxicos no seu organismo.

Vitamina D – Como repor?

Se você suspeita de que a sua vitamina D realmente está baixa, comece já a suprir essa necessidade através da sua alimentação, pois existem determinados alimentos que podem nos proporcionar essa vitamina de forma mais natural, veja abaixo a lista de alimentos que você pode começar a inserir na sua rotina alimentar.

  • 1 Ovo (contém 20 UI de vitamina D);
  • Cogumelo fresco (contém 100 UI de vitamina D);
  • Óleo de bacalhau (contém de 400 a 1000 UI de vitamina D);
  • Salmão selvagem (contém de 600-1000 UI de vitamina D);
  • Atum em conserva (contém 203 UI de vitamina D);
  • Sardinha em conserva (contém 300UI de vitamina D);
  • Salmão de criação (contém de 100-250 UI de vitamina D);
  • Cogumelos secos (contém 1600 UI de vitamina D);

Infelizmente a vitamina D, não é encontrada em nenhum legume, nem em frutas, ela encontra-se somente em alimentos de origem animal, com exceção dos cogumelos, que também conseguem sintetizam a vitamina D através da exposição ao sol, assim como nós ser humanos.

Agora se sua vitamina D está muito baixa, além da alimentação, o seu médico deverá prescrever uma suplementação, para garantir que sua necessidade seja reparada de forma mais rápida, e que esses sintomas venham melhorar o mais rápido possível, para garantir uma melhor qualidade de vida. Leia mais aqui sobre suplementação de vitamina D.

Aqui na minha casa, todos fizeram exames, e praticamente todos nós tivemos que suplementar a vitamina D, pois aqui na nossa cidade, ficamos em média 5 meses do ano sem sol, por isso é normal por aqui todos fazerem essa suplantação pelo menos 1 vez ao ano. tome aquele solzinho de manhã…E se cuide!

Veja também mais notícias sobre saúde aqui

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *