Insônia e Depressão

Publicidade

A insônia e a depressão têm feito parte da vida de milhões de pessoas no Brasil, esse aumento desenfreado tem preocupado os profissionais da saúde, pois as pessoas têm adquirido hábitos ruins no decorrer dos anos.

A insônia tem sempre uma acompanhante nos sintomas, e geralmente ela vem acompanhada com a depressão ou ansiedade, esses problemas podem ser causados pela falta de exercício físicos, ou pelo uso de alguns medicamentos, tenha muito cuidado com a automedicação.

Publicidade

Geralmente os sintomas da insônia envolvem a ausência total de sono, ou muita dificuldade para conseguir entrar no sono profundo, sendo assim, você já acorda muito cansado. Enquanto os principais sintomas da depressão são: tristeza profunda, pensamentos negativos, falta de apetite, autoestima baixa.

Insônia e Depressão
Insônia e Depressão
Insônia e Depressão – Como Diagnosticar?

Se quer saber como diagnosticar esses dois problemas, fique atento, pois os sintomas podem ser confundidos facilmente, e tem pessoas que escondem até o fim, que estão sofrendo e não buscam ajuda a necessária, para tratar esse momento tão sensível.

A depressão pode acontecer por fatores ambientais como: traumas (abandono, rejeição, divorcio), alto nível de estresse ou morte de um ente querido ou simplesmente por genética familiar onde qualquer motivo pode desencadear a instabilidade dos neurotransmissores cerebrais.

Então fique atento, as pessoas perto de você, que estão passando por momentos sensíveis, como divorcio dos pais, ou mor motivo de falecimento de alguém da família, pois esses eventos podem desencadear os sintomas da depressão e consequentemente da insônia também.

Insônia e Depressão – Como ajudar?

Agora você já sabe em quais casos isso pode acontecer, saiba como ajudar alguém que você suspeita que está com esses sintomas, lembrando que no início da depressão, dependendo da personalidade da pessoa, pode ser difícil ser diagnosticado e dependendo dos aspectos da pessoa, tem que ter muita paciência.

Pois essas pessoas com os sintomas iniciais como: falta de vontade de fazer tudo, não se interessa por nenhum assunto, têm uma tristeza forte, choram bastante, podem se machucar, serem agressivos, e geralmente tem preocupações excessivas.

Publicidade
Para ajudar essa pessoa, faça:
  • Escute ela com muita atenção, para que ela se sinta acolhida, deixe ela falar sobre tudo o que ela sente.
  • Deixe bem claro para ela que depressão e insônia são doenças e tem tratamento.
  • Convide essa pessoa para um passeio ao ar livre, para caminhar um pouco, tomar um sol, sentir a natureza de perto. Ajuda muito.
  • Leve ela a um bom profissional (psicólogo, psiquiatra, terapeuta) incentivando o tratamento da doença.
  • Não permita que essa pessoa abuse de bebidas alcoólicas ou drogas.
  • Encoraje essa pessoa a se socializar mais com outras pessoas.
  • Ouça com atenção e não a confronte sobre pensamentos suicidas.
Insônia e Depressão – O que não fazer?

A insônia e a depressão podem levar as pessoas a se tornarem muito irritadas pela privação de sono e cansaço, muito cuidado com esse momento delicado em que estão passando, saiba o que não fazer, para não piorar esse momento.

Muitas pessoas próximas, ficam tentando de todas as formas ajudar uma pessoa especial nesse momento. Porém, pela falta de conhecimento, muitas vezes essas pessoas acabam dificultando ainda mais a vida dessas pessoas, por falarem coisas que não deviam, ou agirem de forma despreparada em relação ao assunto.

Não faça isso:
  • Nunca pergunte o porquê a pessoas não se sente feliz, afinal de contas ela tem tudo o que precisa.
  • Nunca diga a essa pessoa que ela é culpada por estar deprimida, isso pode piorar muito a situação dessa pessoa.
  • Não prescreva nenhum medicamento nem sugira qualquer método de tratamento para essa pessoa, quem faz isso é um profissional da saúde qualificado.
  • Não diga que amanhã tudo estará bem, pois não é tão simples assim, e essa pessoa precisa saber a verdade, sempre.
  • Em muitos casos, essas pessoas só precisam ser ouvidas, não dê as costas para ela, dizendo que infelizmente você não tem como ajudar.
  • Nunca pergunte essa pessoa, o que há de errado com ela, isso pode levar a pessoa a não enxergar a depressão como uma doença, e sim como algo que ela mesmo provocou.
  • Jamais peça para essa pessoa focar no lado bom da vida, pois nesse momento, o que prevalece são os pensamentos negativos, e esses pensamentos anulam os pensamentos positivos, a pessoas não consegue fazer isso sozinha.

Por fim, nunca compare essa pessoa, a outros casos de pessoas com depressão e insônia, piores do que ela, essa comparação só piora o estado atual dela. Somente um médico pode ajudar essas pessoas, com o tratamento correto, o uso de medicamentos certos.

Se você sofre com depressão e precisa de ajuda clique aqui CVV e receba ajuda imediatamente, você não está sozinho (a). Se achar melhor pode ligar no telefone 188 e você receberá toda orientação necessária.

Veja também: Saúde Mental na Adolescência

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *