Auxílio Maternidade

Publicidade

Você que é Mãe, veja se você cumpre os requisitos para receber o auxílio maternidade ou salário maternidade, um direito que muitas mulheres têm e não sabem como receber, leia até o final, e faça sua solicitação, caso você se enquadre nas condições necessária para receber essa ajuda financeira que é seu direito.

Eu sei muito bem, como é difícil retornar a vida profissional depois da maternidade, a vontade de cuidar dos filhos é algo maior na vida das mulheres, porém nem todas as mulheres podem se dar ao luxo de cuidar de seus filhos, e tem que voltar a trabalhar para ajudar no sustento da sua casa.

Publicidade

Graças a esse benefício chamado de Auxílio maternidade, você que contribuiu com o INSS, pode ter o direito de receber essa ajuda financeira, para que você fique mais tranquila, enquanto cuida dos seus filhos, nesse momento tão especial na vida das mulheres.

auxílio maternidade
Auxílio Maternidade

Auxílio maternidade – Posso Receber?

As vezes trabalhamos anos e anos de nossas vidas, nos dedicamos, pagamos nossos impostos em dia, e quando precisamos de ajuda, ficamos na dúvida. Será que posso receber um determinado auxílio?

A resposta que dou, é sim …, mas muitas pessoas não têm as informações necessárias, ou acham muito burocrático, muito demorado, e acabam desistindo de exigir os seus direitos, sei que as vezes parece ser meio complicado, mas não desista.

Este auxílio maternidade ampara as mulheres em várias fases da vida, desde quando ela decide ter um bebê, adotar um filho, ou obter a guarda de uma criança, e até mesmo quando por uma infelicidade essa mulher venha sofrer um aborto (espontâneo ou pelo triste fato de ter sido estuprada). Você pode solicitar o INSS para receber o seu benefício.

Auxílio Maternidade – Estou Desempregada Posso Receber?

Nem todas as mulheres, conseguem se programar para a maternidade, e as vezes essa gestação acontece bem no único momento em que você se encontra desempregada, e você está aí se perguntando: Estou desempregada posso receber?

A resposta é: depende!! Se você contribuiu pelo menos 10 meses com o INSS, o seu período de desemprego (que chamam de período de graça) seja menor que 36 meses, sim você tem o direito de receber o Auxílio maternidade.

Publicidade

Agora se você não chegou a contribuir os 10 meses, e está a mais de 36 meses sem trabalhar e sem contribuir com o INSS, a chances de conseguir receber esse benefício são bem menores, mas não impossível, se você procurar um bom advogado providencialista ele pode te ajudar.

Auxílio Maternidade – Quanto vou receber?

Se você vai se planejar direitinho para ter uma criança em casa, deve estar se perguntando: mas quanto eu receber? E eu já te adianto que os valores não suprem totalmente os valores que envolvem a maternidade, e como o nome mesmo já diz, ele é um auxílio, e se você puder ter uma poupança extra vai te ajudar muito também.

Lembrando que os valores referentes ao auxílio maternidade, por direto, deve ser pago a contribuinte em 120 meses, podendo ser iniciado com 28 dias antes da data no nascimento do bebê, no valor de R$ 1, 212.00. (Valor atualizado em setembro de 2022).

As seguradas especiais (produtoras rurais) devem receber pelo menos um salário-mínimo por mês R$ 1, 212.00. lembrando que as mulheres que vão receber o auxílio por sofrerem aborto não criminoso, recebem o auxílio por apenas 14 dias. Esses valores variam, mas não podem ser menos do quem 1 salário-mínimo.

Auxílio Maternidade – Sou empregada doméstica posso receber?

Se você é empregada doméstica (não necessita de carência) para solicitar seu benefício. Independente da sua profissão, se você contribui hoje ou já contribuiu com INSS no passado, de forma autônoma ou tem carteira assinada, seja de qualquer profissão desde empregada doméstica até advogada, você tem direito a esse benefício.

Se você quer fazer o seu pedido de salário Maternidade, e trabalha em uma empresa, você fara isso na própria empresa e recebera o salário também na empresa, ou se você for trabalhadora rural, precisa agendar aqui, caso você seja microempreendedor individual agende aqui.

Não é necessário ir até a agência, pois, todo processo pode ser feito de forma online, não há necessidade de você se deslocar até uma agência, em alguns casos, eles solicitam a sua presença, exigindo algum comprovante, mas é bem raro. No caso de estar desempregada e ter perdido a qualidade de assegurada (após 5 anos), e não ter a carência de 10 meses, se tiver pelo menos 5 meses de contribuição, você pode conseguir receber também. Saiba mais aqui

Veja também o artigo sobre o INSS

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *