Caixa Suspende Crédito Aos Beneficiários Do Bolsa Família.

Publicidade

A Caixa Suspende Crédito aos Beneficiários Do Bolsa Família “Nós estamos suspendendo o consignado do Auxilio (Brasil), por duas razões. A primeira é que o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro (dos beneficiários), então é de bom tom que a gente mantenha, pois nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não.

Outra razão é que de fato os juros para esses empréstimos de modalidade consignada estão muito alto. Nós estamos suspendendo para analisar corretamente a questão dos juros que estão altos e ver se há possibilidades para tentar baixar esses juros dentro das regras de conformidade”, confirmou Rita Serrano. O crédito consignado é aquele concedido por instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício.

Publicidade

Após a sua cerimônia de posse como nova presidente do banco, na noite desta quinta-feira, ela afirmou que o banco público ira suspender os empréstimos de crédito consignado aos beneficiários do antigo Auxilio Brasil, que que volta a ser chamado de Bolsa Família. O perdão da dívida, porém, foi totalmente descartado por Rita Serrano.

Caixa Suspende Crédito Aos Beneficiários Do Bolsa Família
Caixa Suspende Crédito Aos Beneficiários Do Bolsa Família
O perdão da dívida

Questionada sobre a possibilidade de perdoar os devedores do empréstimo consignado, a nova presidente da Caixa Econômica Federal disse que “não há perspectiva”. Serrano afirma que o banco não trabalha com a perspectiva de perdão aos devedores. Mas, porém, poderá negociar outros pontos de acordo com o atual governo.

“O banco não tem como fazer isso, mas eu acredito que há possibilidade de tentar negociar com o Governo inclusive formatos para baixar os juros”, afirmou Rita Serrano.

“A instituição sobreviveu aos governos liberais da década de 1990, privatizando praticamente todos os bancos estatais e outras empresas públicas, e se consolidou como maior gerenciadora de programas sociais do país a partir do Governo atual”, afirmou presidente.

Banco para o povo

“Hoje a Caixa faz 162 anos e a construção dessa história se deu por diversas mãos (…) Essa façanha (sua posse) só foi possível com um governo ousado e comprometido com a democracia, a igualdade e a justiça social.” Afirmou Serrano.

“É emocionante ver a Caixa voltar às mãos dos trabalhadores”, disse o ministro, referindo-se ao fato de Rita Serrano ser funcionária de carreira do banco. A nova presidente da Caixa foi anunciada para o posto máximo do banco no fim de 2022, ao lado de Tarciana Medeiros, funcionária de carreira que deverá assumir a presidência do Banco do Brasil, ainda neste mês.

Publicidade

De acordo com informações oficiais cedidas pelo banco, hoje os beneficiários tinham possibilidade de empréstimo com juros de 3,45% ao mês, muito acima de outros consignados, como de aposentados. E o prazo para cumprir os pagamentos dos valores emprestados, podem chegar até 2 anos.

Quem é ela?

Rita Serrano é funcionária da Caixa Econômica Federal desde 1989. Ela entrou para o Conselho de Administração do banco em 2014 e atua como titular do colegiado desde 2017. A renúncia ao posto máximo do Conselho foi anunciada logo após a sua indicação para a presidência do Banco Público.

A nova presidente do banco sempre teve forte ligação com os movimentos sindicais. Já foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC paulista nos anos de 2006 a 2012, atualmente, atua no conselho fiscal da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Rita Serrano é a quarta mulher que preside o banco, que veio para substituir Daniella Marques, que assumiu a direção da instituição em julho de 2022, após Pedro Guimarães pedir demissão.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo no seu e-mail. Cadastre-se no newsletter gratuito.

Saiba mais sobre a Caixa Econômica Federal

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *