Tesouro Direto inicia venda de título de aposentadoria RendA+

Publicidade

A plataforma do Tesouro Direto começou a ofertar nesta segunda-feira (30) um título que deve funcionar como opção para os investidores interessados em montar uma carteira de aposentadoria o RendA+. Uma nova opção de investimento com rentabilidade acima da inflação que aumenta a sua renda mensal no futuro.

O RendA+ (ou NTN-B1), que conta com uma aplicação inicial a partir de R$ 30,00, é um título corrigido pela inflação acrescido de uma taxa real fixa e resgates em 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065.O Tesouro RendA+ pode ser vendido após 60 dias da compra. Depois desse prazo, o papel passa a ter liquidez diária.

Publicidade

Com esse novo título, os investidores podem planejar melhor a sua data de aposentadoria, garantindo o recebimento da renda mensal pelo período de 20 anos seguintes. Ou pode optar por possibilidades de investimento para até 40 anos de acumulo, a partir de 20 anos de fluxo de renda mensal.

Tesouro Direto inicia venda de título de aposentadoria RendA+
Tesouro Direto inicia venda de título de aposentadoria RendA+
A Diferença Entre Tesouro Renda+ e o Tesouro IPCA+

A diferença do Tesouro Renda+ para o Tesouro IPCA+ é exatamente essa: no lugar de receber a aplicação inteira de volta na data do vencimento, o investidor receberá os valores mensalmente. E como os pagamentos são corrigidos pela inflação, estará garantido o seu poder de compra. Os investidores que escolherem receber até seis salários mínimos não pagarão a taxa de custódia, se não vender o título até o vencimento. Acima desse limite, será cobrado 0,10% sobre o excedente. E o pagamento de taxas semestrais só acontecerão no caso de venda do título antes do vencimento.

O Tesouro Direto RendA+ será vendido e resgatado a preços de mercado. O ativo possuirá período de carência de 60 dias, contados da data da liquidação da compra, e não receberá nenhum tratamento tributário diferenciado. O novo produto terá, por regra, a mesma tributação existente para os demais títulos públicos do Tesouro Direto, que seguem a tabela regressiva do Imposto de Renda, com alíquotas entre 22,5% e 15%.

O Tesouro RendA+ é um título semelhante ao Tesouro IPCA+. São papéis que garantem aos investidores uma taxa de juros mais a variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Hoje os juros oferecidos nos papéis Tesouro IPCA+ já negociados na plataforma estão acima de 6% ao ano.

Compensa investir no novo título do Tesouro Direto para aposentadoria?

O Tesouro Direto está disponibilizando um simulador para o RendA+. Através da ferramenta, o investidor poderá se informar em quantos anos deseja se aposentar e quanto quer receber de renda extra, para simular o valor que precisara investir mensalmente antes do prazo escolhido. O horário de funcionamento do Tesouro Direto é das 9h30 às 18h.

O investidor que optar por escolher investir em um título que esteja mais próximo da sua data desejada para se para aposentar. Logo em seu vencimento do título, o investidor recebera uma renda extra pelos próximos 20 anos, parcelados em 240 parcelas com os valores atualizados.

Publicidade

Por enquanto, o Tesouro irá disponibilizar oito datas para o início do resgate: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065. Caso o investidor escolha começar a receber a aposentadoria complementar em 2030, por exemplo, ele terá direito ao valor mensal até 2050, sempre durante 20 anos.

Saiba como investir

No mês de dezembro do ano passado, o Tesouro reformou a forma de como um investidor poderá comprar os títulos na plataforma. Atualmente está sendo chamado de “Cadastro simplificado”, os investidores interessados em comprar os papeis, já podem acessar o site do usando as suas credenciais no site .

novo cadastro simplificado vai agilizar o registro de novos investidores no programa, integrando o sistema do Tesouro Direto com o Portal Gov.br e também com outras instituições financeiras, tudo em um único processo facilitando a vida dos investidores, simplificando desde o cadastro das informações pessoais, até a criação da conta com o banco ou corretora com a qual se investe.

Após escolher a data de conversão, defina o valor que gostaria de investir e transfira esse valor para a instituição financeira. Feito isso, o investidor vai precisar acessar a plataforma da corretora e dar a ordem de compra. Também será aceita a opção de pagamento via Pix. O Cad&Pag usa o PagTesouro, o sistema da Secretaria do Tesouro Nacional que permite esse novo formato de pagamento. Todos os investidores que se cadastrarem pelo cadastro simplificado terão acesso a essa ferramenta.

Saiba mais noticias como essa aqui

Acesse o simulador de RendA+ aqui

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *