Como abrir meu próprio negócio

Publicidade

Desde criança eu sempre sonhei em ter meu próprio negócio, quando cresci encontrei muita dificuldade em encontrar informações de como abrir meu próprio negócio, não se falava muito naquela época, sobre ser empreendedora, muito menos sendo mulher de baixa renda.

E você também quer saber quais são os passos para começar a empreender? Neste artigo vou te dar algumas dicas, confesso que já tive que passar por esse processo algumas vezes, pois eu já realizei meu sonho de ser empreendedora em algumas áreas.

Publicidade

Hoje as pessoas contam com muito mais informações, e até mais incentivo para empreender do que a 20 anos atrás, e o que faz muitas pessoas desistirem, ainda é o mesmo motivo, a burocracia. Mas não desista eu vou te ajudar.

Como abrir meu próprio negócio
Como abrir meu próprio negócio
Como abrir meu próprio negócio – Onde começar?

Se você quer abrir seu próprio negócio, saiba por onde começar, se informar sobre todos os processos é muito importante, creio que se você quer empreender, você já sabe o que quer fazer certo? Se não souber aplique o método PMA (Paixão, mercado, aptidão).

Faça uma lista com toda a suas habilidades, seja muito sincero, e escolha as melhores opções, agora aplique o método PMA e veja quais foram as melhores habilidades que você pode explorar, lembrando que essa habilidade sua tem que ir carregada de paixão, mas também precisa ter mercado potencial para você vender sua habilidade ok?

Cuidado com a sua escolha nesse momento, lembro-me que em um dos meus projetos, eu escolhi muito bem minha paixão, desenvolvi minha habilidade, porém eu esqueci que eu não tinha aptidão, para suportar o processo, então não se descuide como eu.

Como abrir meu próprio negócio – Comece!

As vezes para abrir seu próprio negócio, a melhor opção é, comece trabalhando para alguém que já tem um negócio consolidado na área que você pretende abrir, e garanta alguns meses de aprendizado e conhecimento extra.

Depois que você adquirir uma pequena experiência, e decidiu que realmente quer empreender em determinado ramo, vamos para o próximo passo, agora você precisa decidir se a sua empresa vai ser de microempreendedor individual (onde você pode ter apenas 1 funcionário e o faturamento anual inferior a R$ 81 mil anual) ou se sua empresa já pode ser uma Sociedade LTDA (onde o faturamento anual é maior e você pode contratar mais funcionários).

Publicidade

Existem muitos outros tipos de empresa, mas essas são as mais escolhidas aqui no Brasil. Agora que você já sabe, em qual ramo vai empreender e já sabe qual o tipo de empresa fica melhor para você, está pronto para o próximo passo.

Como abrir meu próprio negócio – A Burocracia

Enfim chegamos nela, a famosa Burocracia, mas não desanime, você vai conseguir romper essa barreira, que também não é assim um bicho de sete cabeças, seu próximo passo é procurar a Junta Comercial da sua cidade.

Se na sua cidade não tiver Junta Comercial, você pode procurar o Cartório de Registro de Pessoas jurídica, solicitando os documentos necessários para começar a abertura da sua empresa, caso você tenha escolhido abrir o seu MEI, todo o processo pode ser feito pela internet clique aqui (MEI Microempreendedor | Abrir MEI (empreendedorportalmei.com.br).

Se você achar que precisa de ajuda para preencher os formulários e o contrato social, contate um contador que também já faça a contabilidade da sua nova empresa, para te auxiliar nesse processo.

Se eu puder te dar um conselho, eu te diria para investir em algum ramo que seja on-line, e se o seu ramo escolhido não tem como ser totalmente online, invista o máximo que puder para ter uma boa presença na internet e nas redes sócias. Espero muito que você consiga realizar o seu sonho de empreender, e que você faça muito sucesso na sua nova carreira de empreendedor (a).

Veja também: Como abrir um MEI

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *