Morre Papa Bento XVI

Publicidade

Uma Nota oficial do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni comunica: “Com pesar, informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações. ”

O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado 31 de dezembro de 2022 ,com 95 anos, após ter um repentino agravamento de estado de saúde nos últimos dias

Publicidade

Papa Bento XVI tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.

Morre Papa Bento XVI
Morre Papa Bento XVI
Papa Bento XVI

Papa Bento XVI nascido Joseph Aloisius Ratzinger , foi Papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, em seguida foi Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica. Em 2012 oficializou a sua abdicação. Desde sua renúncia era Bispo emérito da Diocese de Roma. Foi eleito, no conclave de 2005, o 265.º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e predecessor de Francisco

Dominava pelo menos seis idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e possuía conhecimentos de português, ademais lia grego antigo e hebraico. É membro de várias academias científicas na Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e tem oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, e foi também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006). É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. Foi o sexto e talvez o sétimo papa alemão desde Vítor II

O último papa com este nome fora Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922 e pontificou durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger foi o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV, em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII, em 1829, e o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé a alcançar o Pontificado, desde Paulo V, em 1605. Bento XVI foi o primeiro papa, desde João XXIII, a voltar a usar o camauro e comumente utilizou múleos. Também foi o primeiro pontífice a visitar um museu judaico.Renunciou em 28 de fevereiro de 2013, justificando-se em sua declaração de renúncia que as suas forças, devido à idade avançada, já não lhe permitiam exercer adequadamente o pontificado.

O velório

O corpo do Papa Bento XVI estará́ na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir de segunda-feira, 2 de janeiro. Desde quarta-feira passada, quando o Papa Francisco afirmou que seu predecessor estava muito doente, fiéis do mundo inteiro se uniram em oração pela saúde do Papa emérito.

O velório está marcado para começar na segunda-feira 2 de janeiro de 2023,na Basílica de São Pedro, o funeral será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco, segundo o Vaticano. Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Publicidade

Em sua primeira declaração, depois de eleito Papa Bento XVI, disse:

“Queridos irmãos e irmãs:

Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o facto de que o Senhor sabe trabalhar e atuar com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio nas vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, sigamos adiante. O Senhor nos ajudará. Maria, sua santíssima Mãe, está do nosso lado. Obrigado.

Por escolha própria, Papa Bento XVI tornou-se o primeiro Papa Emérito da história. Continuou se vestindo de branco e não renunciou à confortável vida no Vaticano, protegida de holofotes e multidões. Mas adotou um estilo simples e, com exceção de algumas aparições públicas e comentários teológicos publicados por escrito, manteve-se isolado. Ao renunciar, ele prometeu obediência ao seu sucessor, que viria a ser o Papa Francisco, eleito em 13 de março de 2013.

Veja outras noticias aqui

Veja mais noticias sobre o Papa aqui

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *