Valores a Receber

Publicidade

Você sabia que pode ter dinheiro esquecido no Banco? No início do ano passado o Banco Central (Bacen) começou a liberar consultas de Valores a receber. Esse dinheiro pode ser aqueles velhos saldos esquecidos em contas bancárias encerradas sem que o dono da conta realizasse todo o saque.

O Valores a Receber é um novo serviço, que você pode solicitar a consulta para saber se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra movimentação em instituição financeira e, caso tenha, saber como resgatar o valor.   Então, caso você tenha esquecido dinheiro em alguma conta antiga, pode ser uma boa oportunidade de você reaver esses valores de volta.

Publicidade

As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão temporariamente suspensas para aprimoramento . Mas em breve, o Banco Central divulgará a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos.

Valores a Receber
Valores a Receber
Saiba mais

O Sistema de Valores a Receber (SVR) mostra se você tem algum dinheiro a receber em bancos e em outras instituições. Na primeira fase do SVR, foi possível consultar valores de: 

  • Conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível,
  • Tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC,
  • Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC,
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, 
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados. 

O Sistema de Valores a Receber (SVR) não mostra valores de:

  • Ajustes de planos econômicos;
  • Acordos ou sob disputa judicial;
  • Instituições financeiras ou administradoras de consórcios liquidadas ou encerradas;
  • Valores de abono salarial (PIS ou PASEP);
  • Saldo em conta de FGTS;
  • Contas abertas que estão sem movimentação; e
  • Contas sem identificação completa e que não foram recadastradas até dez/1994.

Se você perdeu sua data de agendamento, fique tranquilo. Assim que as consultas forem retomadas, você poderá verificar as informações sobre o valor a receber e solicitar o resgate, pois eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução.

Atenção

Essa consulta NÃO poderá ser feita no site principal do Banco Central. Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da Conta gov.br nível prata ou ouro. Não é possível acessar o SVR com login Registrato

Fique atento para não cair em golpes:

Publicidade
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Precisa criar sua conta gov.br?

Você pode criar sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Com a conta gov.br você poderá acessar, por exemplo, os serviços digitais do INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.

Com o cadastro da sua conta gov.br, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital. Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. Assim, para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos. Para acessar outros, você precisará de uma conta maior nível de segurança, como as contas prata e ouro

Você pode aumentar o nível de sua conta usando o aplicativo gov.br 

Basta seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

Leia mais noticias aqui

Precisa criar sua conta gov.br?

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *