Tecnologia da Informação as profissões do futuro

Publicidade

Alguém aí ainda se lembra das máquinas de datilografia, dos aparelhos de vídeo k7, das telefonistas que completavam suas ligações, pois bem… ou estamos ficando velhos ou é o tempo e as tecnologias que estão avançando rápido demais!

Junto como tanta rapidez e com todo avanço tecnológico não podemos deixar de pensar em algo muito importante: As profissões do futuro em tecnologia da informação e é sobre esse tema que vamos falar um pouco.

Publicidade

Da revolução industrial 1.0 para revolução industrial 4.0, conseguimos perceber que a tecnologia chegou,  chegou não apenas pra ficar, mas para definir as regras do jogo para o futuro,  e principalmente em se tratando da mão de obra especializada em diversas áreas da tecnologia da informação e que no momento que estou redigindo este artigo, já possuem falta de diversos profissionais qualificados em diversas áreas desse segmento.

Tecnologia da Informação as profissões do futuro
Tecnologia da Informação as profissões do futuro
Profissão do futuro – Quais são?

Existem inúmeras profissões no segmento de tecnologia da informação que serão primordiais e algumas vem se destacando nesse momento, são elas: O designer de experiência do usuário o famoso UX Designer, o analista de Big Data, o desenvolvedor de aplicativos, principalmente  para os smartphones, os analistas de Machine Learning que cuidam de uma parte do que hoje conhecemos como Inteligência Artificial, o gestor em Tecnologia da Informação, o analista de dados, e por fim e não menos importante, o profissional especialista em IoT, termo utilizado para Internet da Coisas, que seria um dispositivo doméstico por exemplo, conectado a rede mundial de computadores, trazendo para o usuário benefícios, monitoramento, facilidades de controle e execução mesmo que a distância, e esse é apenas um exemplo bem básico de IoT.

Profissional do Futuro – Do que precisam?

Independente da área de atuação, além do seu diploma de graduação a área de tecnologia da informação vive em constante evolução e algumas das características principais do profissional do futuro em tecnologia da informação é a persistência, a resiliência, a autonomia, a busca constante de atualizações sobre a sua área de conhecimento específica e também de suas vertentes, e eu diria ainda, sempre antenado ao ambiente ao seu redor, já que recentemente, vimos algumas tecnologias nascerem e em um curto espaço de tempo, “morrerem” também.

Podemos citar como exemplo o CD/DVD, que quando comparamos ao LP, sua utilização foi bem mais breve, já que a partir da criação do Pen Drive dezenas de CDs poderiam ser armazenados em um único dispositivo (de acordo com sua capacidade de armazenamento). Já o mercado de aparelho eletrônicos, restou correr atrás para disponibilizar em seus aparelhos a possibilidade de utilizar essa nova tecnologia. Pare para observar, hoje em dia na sua grande maioria, não disponibilizam mais do drive para inserir um CD já em sua concepção. Já os LPs… acabaram ganhando uma sobrevida graças aos nostálgicos e colecionadores dos bons discos e da qualidade sonora providas pelos discos de vinil.

Tecnologia da Informação – Graduações iniciais

Uma situação bem interessante para os profissionais do futuro em tecnologia da informação, é a estreita relação entre a expertise e qualificação de anos e anos adquirindo experiência versus a falta de um diploma de graduação na área de tecnologia da Informação. Hoje, praticamente todo conhecimento está muito difundido, inúmeros conteúdos estão disponíveis na própria internet e com poucas horas de pesquisa e dedicação, podemos por exemplo construir um site, criar uma rede social, criar um pequeno ERP ou ainda, criar um dispositivo ou meio de transporte que de alguma forma revolucionou a maneira de levar os seres humanos a experimentar a gravidade zero.

Enfim, na grande maioria das vezes, não sabíamos que essas pessoas haviam obtido alguma graduação ou diploma, para que pudessem exercer tal atividade ou que necessitavam dele para que pudessem ser concebidas. Mas lembrem-se, não somos Bill Gates ou Mark Zuckerberg que, apesar de ambos estarem em Harvard, abandonaram seus estudos para cuidarem de seus projetos e hoje são bilionários por suas invenções tecnológicas então na dúvida, seguem alguns cursos de graduação em algumas das diversas áreas do profissional do futuro em tecnologia da informação:

Publicidade
  • Análise e desenvolvimento de sistemas

Nesse curso, você se qualificará para a análise, o desenvolvimento, a implementação e a implantação de softwares ou aplicativos para smartphone, além da qualificação básica para o armazenamento de dados e sistemas de tomada de decisão

  • Engenharia de Software

Ser um engenheiro de software é utilizar instrumentos e recursos que antes conhecíamos como Ciência da Computação, capturando e analisando e realizando processamento de dados além de verificar erros e projetar soluções de alta performance.

  • Gestão em Tecnologia da Informação

Um profissional em alta no mercado de trabalho, que tem por objetivo fazer a gestão dos ativos de hardware e software dentro das organizações.

  • Tecnologia em Ciência de Dados

Captação, tratamento e estruturação de dados é uma das atividades desenvolvidas pelo cientista de dados, um profissional essencial e em alto crescimento principalmente nas atividades relacionadas ao Big Data.

  • Biotecnologia

Trabalhar tecnologia com organismos vivos a fim de elaborar e desenvolver substâncias inovadoras, que vão de produtos híbridos a nanotecnologia são atividades que farão dessa graduação um grande desafio para o profissional e para o futuro das profissões em tecnologia da informação.

Leia também: Mulheres na tecnologia

Publicidade

4 thoughts on “Tecnologia da Informação as profissões do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *