Exército Brasileiro e seus Atletas

Publicidade

A participação Brasileira do exército e seus Atletas na competição, destacou-se com atletas de nível olímpico, superou até as mais altas das expectativas. E apesar de muitas das dificuldades enfrentadas, como a distância e tempo de viagem do Brasil até o Irã, o fuso-horário e a alteração na antecipação do calendário, antecipando algumas lutas, serviu somente para aumentar a motivação dos nossos atletas.

A Equipe de Taekwondo das Forças Armadas do Brasil participou do 26º Campeonato Mundial Militar de Taekwondo do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM) em Teerã, capital do Irã, entre os dias 22 e 29 de novembro. O evento ocorreu no Complexo Esportivo Azadi, em Teerã, com a participação de 10 países (Brasil, Camarões, Casaquistão, Espanha, Irã, Nepal, Omã, Paquistão, Slovênia e Rússia).

Publicidade

No Irã, nossos competidores se encontraram com a Comunidade Brasileira e visitaram a Embaixada. A equipe diplomática Militar do Brasil no Irã, presente na capital Teerã desde 1976, tem prestado todo o apoio e suporte à participação brasileira em diversas competições. A equipe cuida dos mais diversos temas de interesse na área de defesa e segurança do Brasil na região do Oriente Médio.

Exercito Brasileiro e seus Atletas
Exército Brasileiro e seus Atletas
A abertura oficial

A abertura oficial da competição aconteceu no dia 23 de novembro, com a presença do Chefe da Representação Diplomática do Brasil no Irã, o Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto; do Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil no Irã, o Coronel Nilson Viana Gramosa; do seu adjunto, o Primeiro-Tenente Alexsandro Alberto Maria; além de outras autoridades militares, civis e convidados.

Na competição masculina, a equipe brasileira obteve o terceiro lugar na classificação geral. O Terceiro-Sargento Paulo Ricardo foi o campeão na categoria 58 kg, o Terceiro-Sargento Edival Marques ficou em 2º lugar na categoria 74 kg, e o Terceiro-Sargento Gabriel Fabre, ficou em 3º lugar na categoria 63 kg. 

Na disputa feminina, a equipe brasileira finalizou a competição em 2º lugar geral. Entre as quatro atletas que disputavam, a Terceiro-Sargento Milena (67 kg) e a Terceiro-Sargento Caroline (62 kg), da Força Aérea Brasileira, foram campeãs em suas categorias. Já a Terceiro-Sargento Raiany (73 kg) e a Terceiro-Sargento Leonor (53 kg) obtiveram a 2ª colocação. A equipe iraniana foi a campeã geral tanto no masculino quanto no feminino. 

A Equipe brasileira 

A Equipe brasileira foi comandada pelo Capitão de Mar e Guerra José Jorge da Silva, composta pelo Primeiro-Tenente João Victor Henriques Sanmartin, Fisioterapeuta; Belmiro Giordani Ribeiro de Pinho, Técnico Masculino; Leandro da Silveira Bezerra, Árbitro; Terceiro-Sargento Valéria Rodrigues dos Santos, Técnica Feminina.

Os atletas competidores foram os terceiros sargentos Raiany Fidelis Pereira, Sandy Camila Leite Macedo, Milena Titoneli Guimarães, Caroline Gomes dos Santos, Edval Marques Quirino Pontes, Gabriel Fabre Ramos, Leonor Dias de Lima Penna Saraiva e Paulo Ricardo Souza de Melo.

Publicidade

A dedicação individual e coletiva foram as marcas e o legado da participação brasileira no 26º Campeonato Mundial Militar de Taekwondo. Parabéns a todos!!

Exército Brasileiro 

Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República. Entre 1822 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra.

De 1967 a 1999, passou a ser chamado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do Governo do Brasil, o exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea. Além de possuir o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com 360 000 soldados, e uma reserva de 1 340 000 homens, que são convocados anualmente para apresentação, durante os cinco anos subsequentes ao desligamento (reserva que pode chegar a quase quatro milhões, se considerarmos os brasileiros em idade para prestar o serviço militar).

O Exército Brasileiro também possui a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais. Possui uma grande unidade de elite, com efetivos de comandos e de forças especiais, especializada em missões não convencionais, o Comando de Operações Especiais, única na América Latina, além de uma Força de Ação Rápida Estratégica, formada por unidades de elite altamente mobilizáveis e preparadas (Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Paraquedista.

Saiba mais sobre o Exército Brasileiro

Fique por dentro das novidades clicando aqui

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *