Erasmo Carlos lenda do Rock

Publicidade

Erasmo Carlos lenda do Rock nasceu no bairro da Tijuca, Zona norte do Rio de Janeiro, filho de mãe solteira, e veio conhecer seu pai, aos 23 anos de idade. Erasmo conhecia Sebastião Rodrigues Maia, o nosso querido cantor Tim Maia, desde a infância. Porém, a amizade só veio acontecer de fato na adolescência, pelo mesmo gosto musical o Rock

Nessa época chegaram a montar uma banda de rock, com mais três amigos, mas pouco tempo depois, após uma discussão entre Tim maia e Roberto o grupo foi desfeito, Erasmo foi convidado mais tarde para integrar o novo grupo chamado” The Boys of Rock”,que mais tarde se chamaria “The Snakes”, nessa época Tim Maia ensinou Erasmo a tocar violão.

Publicidade

Antes de ter sua carreira solo, ele fez parte da banda “Renato e Seus Blues Caps”. Participou fortemente com Roberto Carlos e com a cantora Wanderleia do programa Jovem Guarda, onde era apelidado de “Tremendão”, tentou se diferenciar de Elvis, mesmo sendo muito fã seu ídolo. Seus grandes sucessos como cantor nessa fase foram “Gatinha Manhosa” e “festa de Arromba”.

Erasmo Carlos lenda do Rock
Erasmo Carlos lenda do Rock
O sucesso não para

Em 1966, Erasmo compõe com Roberto a música o samba lanço “Toque o Balanço”, gravado por Elza Soares, logo após, veio o primeiro Samba Rock gravado por Erasmo. Nessa nova fase de transição ele muito fez sucesso cantando “Sentado à Beira do Caminho” e “Coqueiro Verde”. Roberto e Erasmo foram muito criticados por cantar e compor músicas no estilo rock, e de serem americanizados. Erasmo chegou a compartilhar o seu apartamento no bairro do Brooklin em São Paulo com Jorge Bem Jor, apontado como um dos criadores do estilo.

Erasmo Carlos começa os anos 80 com um projeto ambicioso. Erasmo convida é um pioneiro projeto no Brasil. Foram doze canções interpretadas em dueto com artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Ben e Caetano Veloso. A faixa de abertura do álbum foi a que teve maior destaque nas rádios da época

Em 1995, ele voltou a ser destacado nas comemorações dos trinta anos da Jovem Guarda, que lhe rendeu alguns discos e muitos shows. No ano seguinte, Erasmo gravou o álbum É Preciso Saber Viver, com regravações de canções de sucesso de seu repertório. O destaque foi para “Do Fundo do Meu Coração”, dueto com Adriana Calcanhotto.Em dezembro de 1995, sua ex-esposa, a Narinha, morreu de parada cardiorrespiratória, com 49 anos, após ingerir cianeto. Narinha usava ponte de safena e havia tentado o suicídio outras vezes. Na primeira, com um tiro, e outra, ingeriu uma alta dose de calmantes. Narinha era paisagista e morava sozinha em seu apartamento em São Conrado, Rio de Janeiro. Eles estavam divorciados havia quatro anos, depois de treze anos juntos.

A nova fase da vida de Erasmo

No início de 2004, ele lançou seu trabalho mais autoral: Santa Música, com doze canções de autoria própria de Erasmo Carlos. Além da faixa-título, destaca-se a faixa “Tim”, feita em homenagem a Tim Maia. Em 5 de fevereiro de 2004, sua mãe Maria Diva Esteves faleceu aos 83 anos devido a complicações de diabetes e isquemia.

Em 2007, Erasmo novamente lançou um disco no qual recebe convidados. Erasmo Convida, Volume II, Também em 2007, Erasmo compôs a faixa de abertura de Só Nós, o segundo disco-solo da vocalista do Kid Abelha, Paula Toller. No dia 5 de junho de 2009, no dia em que completou 68 anos, Erasmo lançou, pela sua gravadora Coqueiro Verde, o CD Rock ‘n’ Roll, uma homenagem ao gênero que mais o influenciou, com doze composições próprias, sendo sete em parceria com outros artistas. Destaque também para “Olhar de Mangá”, na qual Erasmo cita nomes de 52 personalidades femininas (reais ou fictícias). A canção é inspirada nas expressões faciais usadas nos quadrinhos japoneses (os chamados mangás)

Publicidade

 No mesmo ano, publicou a autobiografia Minha Fama de Mau publicada pela Editora Objetiva.O livro seria adaptado em um filme homônimo em 2019, com Erasmo interpretado por Chay Suede. Em 2013 a faixa “Além do Horizonte” foi tema da novela das 19 horas, da Rede Globo. Em 2014, é lançado Gigante Gentil, seu terceiro disco consecutivo só com músicas inéditas. O disco venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Em maio de 2014, seu filho Alexandre Pessoal, cantor e compositor, morreu aos quarenta anos de idade, vítima de morte cerebral após um acidente de moto em 7 de maio. Ficou em coma induzido, porém não resistiu ao tratamento e faleceu.

O tempo não para Erasmo também não

Em 29 de agosto de 2018, Erasmo é indicado ao Grammy Latino: Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação. No dia 13 de novembro de 2018, em Four Seasons Hotel, em Las Vegas, foi homenageado e então recebeu o prêmio, insigne de “à excelência musical”. Ganhou também o prêmio UBC em 9 de outubro em 2018, pela “União Brasileira dos Compositores”, como o “compositor brasileiro do ano”. Foi feita também uma homenagem em forma de documentário, em que vários artistas atuais e clássicos compareceram, como Gilberto Gil, Ludmilla, entre outros.

Em 2019 casou-se com a linda esposa Fernanda Passos. Em 2020 assinou contrato com a Netflix para ser o protagonista no longa-metragem Modo Avião, juntamente com Larissa Manoela. Em fevereiro de 2021 lançou o álbum “O futuro pertence à Jovem Guarda”, com oito canções dos anos 60. Finalizou a vida aqui terra fazendo muito sucesso, tanto profissional como pessoal. A causa da morte foi publicada em boletim médico que apontava uma “paniculite complicada por sepse de origem cutânea”. Trata-se de uma inflamação na camada de gordura abaixo da pele, causando grandes nódulos avermelhados na região dos braços e das pernas. A paniculite tende a aparecer em pessoas com doenças inflamatórias, infecções por bactérias ou vírus, e cânceres. No caso de Erasmo, a doença desenvolveu outras complicações por ter origem infecciosa. A corrente sanguínea foi atingida, resultando em uma sepse, que levou à falência dos órgãos.

Leia mais sobre a vida de sucesso de Erasmo

Veja as notícias mais comentadas aqui

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *