Pão de queijo da Nelci

Publicidade

Casa de mãe tem sempre alguma coisa assando no forno não é verdade? Aqui na casa da minha mãe não podia ser diferente, mineirinha a moda antiga que ama fazer pão de queijo fresquinho para a família.

Na casa dela sempre tem polvilho doce a disposição e queijo curado raladinho e ovos caipira com aquela gema tão laranja, que chega a doer os olhos, você deve estar pensando que minha mãe mora em sitio ou fazenda ne? E a resposta é não…ela mora na maior instancia hidrotermal do mundo, aqui na cidade de goiana de Caldas Novas.

Publicidade

Por aqui produtos rurais assim são fáceis de encontrar, o polvilho vem da cidade vizinha, os ovos caipiras da fazenda da sogra da minha irmã e o queijo você encontra em qualquer supermercado que entrar por aqui, e são deliciosos, frescos e depois você deixa curar para ralar e fazer Pão de queijo.

Pão de queijo da Nelci
Pão de queijo da Nelci
A modernidade   

Eu sei que com a modernidade de hoje, poucas pessoas querem tirar um tempo para fazer uma receita assim, que demanda tempo e dedicação, mas eu pedi minha mãe com muito jeitinho para que a nos ensinasse a receita do pão de queijo que ela faz, que é simplesmente a melhor do mundo.

Então ela me respondeu: mas eu faço tudo por rumo e sem medida, por um acaso do destino, eu tinha trago minha balança de cozinha, e para passar a receita certinha para vocês eu fui pesando cada ingrediente certinho e anotei cada detalhe para passar a receita desse pão de queijo que faz muito sucesso por aqui.

Pesei tudo nos mínimos detalhes e vou passar a receita com muito carinho para vocês reunirem seus filhos e fazer com eles, essa é uma receita de família que estamos fazendo questão de compartilhar , uma receita  muito valiosa e pode até anotar no seu caderninho de receitas para a vida toda !! Vamos a receita?

Receita do melhor Pão de queijo do mundo

Ingredientes:

  • 700 grs de polvilho doce
  • 350 ml de agua
  • 380 ml de leite
  • 175 ml de óleo
  • 20 grs de sal
  • 150 grs de queijo curado ralado
  • 11 Ovos pequenos (40 grs cada)
Modo de preparo

-Leve ao fogo para ferver, o leite a agua, óleo e o sal, quando levantar fervura, desligue o fogo.

Publicidade

-Em uma vasilha que suporte o liquido quente, separe o polvilho e jogue a mistura dos líquidos   quente por cima do polvilho.

– Misture bem até ficar uma massa cheia de pelota tipo goma, espere essa mistura esfriar um pouco.

-Quando estiver suportável para misturar com as mãos, comece a adicionar os ovos um a um, misturando sempre muito bem após cada ovo.

-Ligue o seu forno a 200 º e já deixe ir pré-aquecendo.  

-Junte o queijo ralado a mistura e mexa bastante, até incorporar todo o queijo na massa.

-Ajuste o sal (aqui como nosso queijo estava bem sem sal, adicionamos mais 20 grs de sal no final) mas isso vai variar de acordo com o sal do queijo que você vai utilizar, ok?

-O ponto da massa é meio pegajosa mesmo, quando terminar de amassar adicione um pouco de óleo em cima da massa, para evitar o ressecamento.

– Passe óleo nas mãos para fazer pequenas bolinhas, disponha em uma forma.

-Leve para assar, depois que crescer um pouco ligue a parte superior do forno para dourar o pão de queijo.

Agora é só passar um café quentinho e servir para sua família ou amigos !!

Se fizer me marca lá no Instagram, que eu quero ver como ficou o seu Pão de queijo !

Deixe seu agradecimento aqui nos comentários para a Dona Nelci, que nos cedeu gentilmente essa receita de família !!

Veja mais receitas como essas aqui

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *